apadroeira | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

O Monte Serrate

Localizado na região da Catalunha, na Espanha, o Monte Serrate está há 38Km de Barcelona e seu ponto mais alto fica há 1.236 metros acima do nível do mar. É uma montanha de rara beleza, constituí- da por vários montes, que devido a sua proximidade, parecem ter sido serrados, daí o seu nome “Monte Serrado”.
O Padre e poeta catalão Jacint Verdaguer (1845-1902) afirmou: “Com serra de ouro, os anjos serraram estas colinas para fazer um palácio”. No século XI, assim, foi erguido no Monte Serrate um Mosteiro Beneditino que até hoje é lugar de oração e de peregrinação.

Nossa Senhora do Monte Serrate

A abadia do Mosteiro foi dedicada à Virgem Maria e no século XII recebeu a imagem que é venerada por todos como Nossa Senhora do Monte Serrate. É uma imagem em madeira, de estilo gótico, coroada de um diadema (Rainha do céu e da Terra), veste um manto dourado (revestida da divindade) e sustenta na sua mão uma esfera (O mundo e a humanidade cuida- dos por sua proteção), está sentada (como mãe e mestra) e, em seu colo, porta o Menino Jesus, que com sua mão direita abençoa os devotos de sua mãe e na mão esquerda tem uma pinha (símbolo da Igreja, cujas várias partes estão unidas entre si). Ao longo do tempo,devido a oxidação do verniz, foi ficando escura, por isso chamada pelos catalães de “La Morenita”.

A Padroeira de Cotia

A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrate que está em Cotia (em madeira policromada, revestida de “papier mache”) existia na primeira capela da cidade, que foi construída em 1684, localizada onde é atual- mente a Estrada Fernando Nobre. Como a capela não era cuidada, o bispo do Rio de Janeiro, D. Alencar, ordenou que a derrubassem e que seus pertences fossem levados para a então Vila de Itu (hoje cidade). Anos mais tarde o coronel Estevão Lopes de Camargo doou terras que possuía onde atualmente é o centro de Cotia e construiu uma capela. A Capela foi inaugurada em 8 de setembro de 1713, com a entrada solene da padroeira no altar mor, retornando portanto para a cidade de Cotia.
Os degraus do retábulo, onde está a imagem lembram o monte onde a Virgem foi encontrada.

A história da cidade se confunde com a história da igreja Matriz, pois Cotia ini- ciou seu desenvolvimento ao redor da igreja. Nos documentos da Paróquia consta parte retirada do livro de Tombo de Cotia de 1713 em que o padre Matheus de Laya Leão, primeiro pároco da cidade, diz que o local em que está situada a igreja era um lugar de “parte deserta”.
A devoção à Padroeira está presente tam- bém no brasão do município em que há o desenho de uma coroa de ouro com pedra- rias em alusão a Nossa Senhora de Monte Serrate. O dia de Nossa Senhora de Monte Serrate é celebrado em 8 de setembro, festa da na- tividade de Maria, data em que foi realizada a entronização da imagem na Igreja Matriz

A Igreja

A igreja Matriz, no centro da cidade, é a segunda mais antiga da Diocese de Osasco. Na época de sua construção, teve suas paredes ergui- das em taipa de pilão, arquitetura característica do ano de 1713. Depois, passou ao longo de mais de 300 anos por muitas reformas, mas ainda permanecem em nossa igreja muitas marcas desta época, inclusive algumas paredes que estão intactas. Até 1910, o piso de toda nave da igreja era de assoalho. As duas grandes reformas se deram em 1910 e 1935. O contratante foi o Sr. Marcolino Pinto de Queiróz e o construtor-empreiteiro o Sr. Antonio Paoni..

Em 2013, em preparação para a celebração dos 300 anos de nossa Paróquia, a igreja passou por mais uma grande reforma, onde foram trocados os pisos das laterais, os forros de madeira foram substituídos, além da grande mudança ocorrida no altar principal.Também houve melhorias na Sacristia e no pátio da igreja, onde uma antiga casa foi demolida, utilizando este espaço para um estacionamento. Foram reorganizados os banheiros e uma cozinha foi construída. Na lateral foi criada uma secretaria e uma sala de atendimento do padre aos paroquianos.
A Igreja Matriz, dedica- da a Nossa Senhora do Monte Serrate está situa- da no centro da cidade e encanta por ser uma igreja tão antiga; cada imagem e cada detalhe do prédio traz consigo uma história…