batismo | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

Batismo

A Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate é composta por leigos devidamente orientados para atuar preparando pais e padrinhos que buscam a Igreja desejando batizar seus filhos e afilhados.

Nas preparações, os pais e padrinhos são acolhidos, na comunidade, pelos membros da Pastoral e participam de atividades que objetivam orientá-los quanto ao Ritual de Celebração do Batismo. Esta orientação é necessária para que haja uma melhor participação e compreensão do Mistério celebrado no Batizado. Além disso, a Pastoral fornece aos pais e padrinhos informações relativas às datas de Celebrações de Batizados em cada comunidade que compõe a Paróquia e os documentos que devem ser apresentados na Secretaria Paroquial por ocasião da marcação do Batizado.

Batismo

O Batismo constitui o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade do Senhor; ele é necessário para a salvação, como a própria Igreja, na qual o Batismo introduz. O fruto do Batismo ou graça batismal é uma realidade rica que inclui: a remissão do pecado original e de todos os pecados pessoais; o renascimento para uma vida nova, pela qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, templo do Espírito Santo. Por esse fato, o batizado é incorporado na Igreja, corpo de Cristo, e tornado participante do sacerdócio de Cristo.O Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter; que consagra o batizado para o culto da religião cristã. Por causa do caráter; o Batismo não pode ser repetido.

DOCUMENTOS PARA O BATISMO

– Certidão de Nascimento da criança a ser batizada;
– Certidão do Curso de Pais e Padrinhos;
– Cópia da Certidão de Casamento dos pais no religioso;
– Cópia da Certidão de Casamento dos padrinhos no religioso;
– Cópia do RG dos padrinhos solteiros;
– Comprovante de endereço (contendo CEP e Bairro) dos pais e padrinhos:

Pais Casados no religioso
– Certidão de Casamento no religioso;
Comprovante de endereço;

Pais amasiados
– Certidão de batismo ( pai ou mãe);
– Comprovante de endereço:

Padrinhos casados no religioso
– RG;
– Certidão de casamento no religioso;
– Comprovante de endereço;

Padrinhos solteiros (não amasiados)
– RG
– Certidão de batismo;
– Comprovante da Primeira Eucaristia;
– Comprovante de endereço;

– Os batizados na Igreja Matriz são realizados no primeiro e terceiro domingos de cada mês

– Os cursos são realizados todo quarto domingo de cada mês. AS inscrições devem ser feitas, com antecedência, na Secretaria Paroquial, portando toda a documentação solicitada.