Eucaristia | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

Ministros Extraordinários da Distribuição Eucarística

A Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã” (cf. Lumen Gentium, 11), de tal forma que se pode afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia” (cf. Ecclesia de Eucharistia). Neste sentido, o serviço litúrgico dos Ministros Extraordinários da Comunhão deve ser entendido como expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao Mistério Eucarístico.

Os Ministros Extraordinários da Distribuição Eucarística devem ser homens e mulheres com reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial, vida cristã íntegra e ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã.

Os Ministros Extraordinários da Distribuição Eucarística exercem este ministério sob a responsabilidade do sacerdote responsável da comunidade que tiver pedido a sua nomeação, no âmbito da sua paróquia ou comunidade.

A missão dos Ministros Extraordinários da Distribuição Eucarística pode ser assim definida: a distribuição da sagrada comunhão na Missa; a distribuição da sagrada comunhão aos doentes, em suas casas; a distribuição da sagrada comunhão fora da Missa, na igreja; a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração, não lhes sendo permitido em ocasião alguma dar a bênção com o Santíssimo.

Coordenadores
Antonio Jorge Fernandes