liturgica | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

Pastoral Litúrgica

Para entendermos melhor oque é Pastoral Litúrgica, precisamos entender um pouco sobre Oque é  Liturgia.

A palavra Liturgia, vem do grego e significa “ Serviço” um serviço na igreja prestado a Deus.

Na liturgia o sacrifício  perfeito que agrada o coração do Pai se faz presente. É na santa missa que rendemos graças a Deus pela salvação que nos tirou das trevas eternas e nos devolveu o céu.  Foi por amor que Deus nos enviou seu filho único, e foi por amor que Jesus se entregou para que todos fossemos salvos. Por isso, na liturgia agradecemos sempre a Deus por  nos unir no amor de Cristo.

 

O Espírito Santo convoca servos para esse serviço na igreja. É o Espírito Santo que nos anima e nos ajuda a rezar e bem celebrar essa ação de graças.  Unidos pelo amor de Cristo e  movidos pelo espírito Santo, nós prestamos culto a Deus e o louvamos em Cristo Jesus por suas grandes maravilhas, sobre tudo a maior delas que é a salvação eterna.

 

Somos todos chamados a essa alegria. Porém existe um grupo que convocados pelo Espírito Santo, se dedica em ajudar o povo a compreender essa grande maravilha que vivenciamos na Santa Missa.  A esse grupo chamamos Pastoral Litúrgica. 

O Serviço da Pastoral Litúrgica é pastorear o rebanho de Cristo. Como bons pastores devemos ajudar o povo a bem celebrar o mistério da salvação eterna que nos é herdada por Jesus. Ensinar, dialogar, louvar, promover ações que gerem a comunhão e a participando de  toda a igreja.  Portanto nossas palavras, nossos gestos, nossas ações litúrgicas, movidas pelo Espírito Santo de Deus,  são feitas com Jesus, por Jesus e para Jesus, para oferecermos um mundo que agrade a Deus, uma igreja viva e renovada por amor, e pelo amor a Cristo.

 

O Destinatário da liturgia é o próprio Deus, mas os servidores da liturgia, somos todos nós. Rezamos e oferecemos a Deus  o mesmo sacrifício de Jesus. Nossa função de servos de Deus é  ajudar o povo a prestar um culto a Deus e sempre agradece-lo, não pelas coisas que temos, mas pela graça da salvação, um culto que vivenciaremos eternamente em comunhão com nossos irmãos. 

 

Atualmente a Pastoral litúrgica é composta por 1 Coordenador Paroquial que trabalha em conjunto com os coordenadores dos vários horários de missa da paróquia e das comunidades.

A função de todos os membros da liturgia é uma só, colocar em prática por meio de sinais, gestos, palavras e canções todos os ensinamentos de Cristo, para que movidos pelo Espírito Santo possam em comunhão com todos os irmãos render graças a Deus. Esquecer que somos um só corpo em Cristo é um pecado enorme que não pode ser vivenciado pelos membros da pastoral litúrgica ou qualquer outra pastoral, porque não se trata de ações isoladas, mas de uma  ação de todo povo de Deus. E para que o povo de Deus consiga celebrar e vivenciar essa comunhão, tudo deve estar em perfeita sintonia.

As toalhas, as flores, os instrumentos, as equipes com o celebrante e entre as equipes, tudo e todos precisam de certa forma se comunicar bem. O Leitor, não pode ler, deve proclamar a palavra de Deus, por isso deve ser bem preparado, meditar os mistérios e saborear a palavra de Deus nos ensinamentos dos santos apóstolos. Os cantos precisam ser ensaiados e estar em perfeita harmonia com a celebração do dia. Assim é igualmente para todos os que exercem algum serviço na santa missa. Rezar e meditar a palavra para que o Espírito Santo nos conduza e nos faça de servidores inúteis, instrumentos para que deus seja louvado e amado por todos os nossos irmãos.

Por isso, se você deseja fazer leituras na santa missa, cantar, tocar algum instrumento, servir o altar das diversas formas, procure um dos coordenadores conforme horário e comunidade abaixo e venha participar conosco dessa grande ação de graças a um Deus maravilhoso que nos ama sem igual.

Fechar Menu