Solenidade de Cristo Rei - 5000 Ministros recebem o mandat | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

MAIS DE 5.000 MINISTROS RECEBEM MANDATO, NA SOLENIDADE DE CRISTO REI

A Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo aconteceu no dia 25 de novembro, no Ginásio de Esportes José Correa, em Barueri. Presidiu a missa diocesana, o bispo Dom João Bosco, concelebrada por Dom Ercílio Turco – bispo emérito, Monsenhor Claudemir José – vigário geral e os padres da diocese. Estiveram presentes autoridades públicas do município, o Vereador Silvio Macedo e o Ouvidor Geral, Mário Trimboli.

Durante a celebração eucarística, o bispo diocesano Dom João concedeu o mandato e investidura aos ministérios não-ordenados; foram mais de cinco mil ministros entre os que renovavam e aqueles que, pela primeira vez, assumiam o compromisso do serviço do altar.

Antecedendo o momento da bênção das vestes, Dom João dirigiu uma mensagem incentivo aos ministros, e ressaltou a importância da generosidade no exercício do ministério recebido.

“Uma roupa especial não significa exatamente uma maior dignidade(…) significa serviço. Tanto a veste do bispo, do padre, do diácono, como também a veste do ministro. É a marca do seu serviço”, ressaltou.

Na homilia, o bispo destacou a humildade de Cristo, que na Palavra de Deus se apresenta em grande parte como crucificado e não como rei. “É a partir da cruz que Ele se torna Rei. É Mistério!”

Na celebração, também foram anunciados os novos padres que ocuparão a função de coordenadores de regiões e setores de pastoral, em nível diocesano, por um período de 4 anos: Pe. Odair José (Região Santo Antônio), Pe. Adinael Carlos (Região São José Operário), Pe. Marcos Funchal (Região Bonfim), Pe. Marcelo Pereira (Região Cotia), Pe. Márcio Pereira (Região Barueri), Pe. Carlos Eduardo (Região Carapicuíba), Pe. Ely Rosa (Região Itapevi), Pe. Alexandre Siles (Região São Roque), Pe. Daniel Vitor (Região Ibiúna), Pe. Nilso Mota (Setor Associações e Movimentos), Pe. Alexandre Garcia (Setor Pastorais Sociais), Pe. Flávio dos Anjos (Setor Pastorais e Ação Missionária). Proferiu a leitura da Portaria de nomeação o padre Odair José – chanceler da Cúria Diocesana.

Na ocasião se celebrou ainda o encerramento do Ano Nacional do Laicato, momento em que, no Brasil, se refletiu sobre o papel dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.