matrimonio | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

Matrimônio

O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. Confere aos esposos a graça de se amarem com o amor com que Cristo amou a sua Igreja; a graça do sacramento aperfeiçoa assim o amor humano dos esposos, dá firmeza à sua unidade indissolúvel e santifica-os no caminho da vida eterna. Uma vez que o Matrimônio estabelece os cônjuges num estado público de vida na Igreja, é conveniente que a sua celebração seja pública, integrada numa celebração litúrgica, perante o sacerdote (ou testemunha qualificada da Igreja), as testemunhas e a assembléia dos fiéis. A unidade, a indissolubilidade e a abertura à fecundidade são essenciais ao Matrimônio. A poligamia é incompatível com a unidade do Matrimônio; o divórcio separa o que Deus uniu; a recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu dom mais excelente. O novo casamento dos divorciados, em vida do cônjuge legítimo, é contrário ao desígnio e à Lei de Deus ensinada por Cristo. Eles não ficam separados da Igreja, mas não têm acesso à comunhão eucarística. Viverão a sua vida cristã, sobretudo educando os filhos na fé.

O que você precisa saber parar marcar um Casamento

matrimônio é, para nós da Igreja Católica Apostólica Romana, um Sacramento. Como tal é indossolúvel, pois é uma união estabelecida por Deus que nada pode separar. Neste sentido, um casal só pode querer este Sacramento de livre e espontânea vontade, por amor verdadeiro e no desejo de constituir uma familia cristã aberta para o dom de futuros filhos. Sem estas disposições ninguém deve se apresentar para pedir o casamento religioso.

celebração do casamento é um ato de fé e não uma festa social. Como ato de fé deve ser praticado em espírito de oração e recolhimento. Em um casamento religioso a pompa e o luxo só desvirtuam o que está sendo celebrado. Quanto maior a sobriedade, maior a beleza da celebração.

Para marcar um Casamento é necessário apresentar documentação e seguir algumas recomendações.

Documentação necessária:

– Certidão de batismo atualizada para casamento: validade seis meses de atualização (se batizado);
– Comprovante de catequese de noivos;
– Comprovante de endereço (cópia daconta de água, luz telefone, etc)
– Original e cópia do RG;
– Menores de 21 anos deverão trazer os pais para assinar

Obs 1: Ao agendar o casamento exige-se 50% do valor da taxa.
Obs 2.: O prazo de entrega desta documentação é de 90 dias no máximo e no mínimo 60 dias.

Maiores informações entre em contato: (11) 4703-2180. De terça a sábado das 09h às 18h00.

Transferência

O processo deverá ser preenchido na paróquia onde reside um dos noivos, e entregue nesta Secretaria até 60 dias antes do casamento.

Taxa de casamento:

Nenhum sacramento é pago. As taxas dizem respeito aos gastos que a Paróquia tem com a papelada, funcionários e manutenção do edifício.
Em caso de desistência não será restituído o que já foi acertado.

Casamento com efeito Civil:

– Comparecer ao cartório 45 dias antes da data marcada para providencias referentes a documentação do casamento civil.
– Cinco dias antes retirar na Igreja a declaração com os dados do celebrante, levar ao cartório para retirar a pasta dos documentos. Trazer a pasta a Igreja na terça-feira na semana do casamento.
– O valor cobrado na Igreja não inclui as taxas ao cartório.
– As duas testemunhas do efeito civil deverão trazer no dia do casamento documento original com foto.
– Após o casamento os noivos tem o prazo de 30 dias para devolver ao cartório a pasta de documentos devidamente assinada por todos com cópias do RG das testemunhas.

Ensaio da cerimônia

Na quarta-feira que antecede o casamento, às 20h.

Dia do Casamento

O noivo deve trazer a certidão do casamento civil ou a habilitação matrimonial, tendo que estar na Igreja juntamente com os padrinhos 30 minutos antes do horário da cerimonia. A noiva com a pessoa que a conduzirá ao altar deverá chegar 10 minutos antes do horário estabelecido e aguardar para receber as orientações. Solicita-se o devido respeito dentro da Igreja e durante a Celebração.

Padrinhos

Ao escolher os padrinhos do casamento religioso, tenha bom senso, não escolhendo pessoas que possam causar-lhes constrangimentos em um dia tão especial. Por isto, os padrinhos deverão ser pessoas católicas, casadas na Igreja ou solteiras acima de 21 anos de idade.

PS: Constrangimento? Exemplo: padrinhos bêbados, padrinhos engraçadinhos que ficam com brincadeiras no presbitério padrinhos mal-educados, com pressa, que não gostam de Igreja, etc.

Fotos, Vídeo e Música

– Ficam por conta de cada casal os serviços de fotos e filmagens. Os fotógrafos e cinegrafistas devem comparecer no horário marcado, de roupa social. Devem ser instruídos para serem discretos nos movimentos e sobre o silêncio que devem fazer durante a celebração.
– As músicas devem ser combinadas com a “Equipe” da Paróquia. Só serão admitidas músicas orquestradas. Músicas cantadas só com canções religiosas, aprovadas.

Decoração

– A decoração da Igreja respeita as normas litúrgicas e não a moda social. Sendo assim, não aceitamos nenhum tipo de intromissão da decoração, que obedece ao padrão de sobriedade e discrição do culto católico romano.

Dama e Pajem

Pede-se que não sejam crianças muito pequenas, pois estas caem, choram, se atrapalham, destoando todo o clima causando desconforto para os próprios noivos, por isto só aceitamos crianças acima de 04 anos.

Roupas

Todos devem lembrar que o casamento religioso é realizado em uma Igreja e para este ambiente se exige roupas que se mantenham dentro do decoro. (roupa com decoro: comportada).

Roupa da noiva

Vestido – decoro, cor branca e seus matizes. Cuidado com vestido decotado ou tomara que caia, pois pode trazer constrangimento ao celebrante (padre ou ministro), aos padrinhos, familiares e convidados.
Noivas gestantes n
ão devem vestir-se de branco, pois o branco é símbolo de pureza. Devem usar vestido de outra cor.
Madrinhas 
também precisam vestir-se comportadamente, afinal a celebração é feita dentro da Igreja onde é a Casa de Deus.

Assinatura da Ata
Feita no presbitério diante do celebrante.

Cumprimentos

– Os noivos se colocam em frente ao presbitério;
– Cumprimentam primeiro o pais da noiva, depois os pais de noivo;
– Os padrinhos de cada lado, alternando cumprimentam os noivos. Saem após os cumprimentos.
Obs. Está proibido na saída dos noivos jogar arroz ou pétalas. Isto é conveniente para o salão de festas e não na porta da Igreja, pois é lugar delimpeza e respeito.

Horários

Todo casamento dura aproximadamente 45 minutos, desde a entrada da noiva até a saída de todos.

“O atraso do início da cerimônia, por culpa dos noivos, de seus contratados, padrinhos ou pais, acarreta na redução dos 45 minutos estabelecidos”.

Fechar Menu