monteserrate | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

Matriz Nossa Senhora do Monte Serrate

Rua Senador Feijó 12 Centro – Cotia – SP.
Tel (11) 4703-2180

A igreja Matriz, no centro da cidade, é a segunda mais antiga da Diocese de Osasco. Na época de sua construção, teve suas paredes ergui- das em taipa de pilão, arquitetura característica do ano de 1713. Depois, passou ao longo de mais de 300 anos por muitas reformas, mas ainda permanecem em nossa igreja muitas marcas desta época, inclusive algumas paredes que estão intactas. Até 1910, o piso de toda nave da igreja era de assoalho. As duas grandes reformas se deram em 1910 e 1935. O contratante foi o Sr. Marcolino Pinto de Queiróz e o construtor-empreiteiro o Sr. Antonio Paoni..
Em 2013, em preparação para a celebração dos 300 anos de nossa Paróquia, a igreja passou por mais uma grande reforma, onde foram trocados os pisos das laterais, os forros de madeira foram substituídos, além da grande mudança ocorrida no altar principal.Também houve melhorias na Sacristia e no pátio da igreja, onde uma antiga casa foi demolida, utilizando este espaço para um estacionamento. Foram reorganizados os banheiros e uma cozinha foi construída. Na lateral foi criada uma secretaria e uma sala de atendimento do padre aos paroquianos.
A Igreja Matriz, dedica- da a Nossa Senhora do Monte Serrate está situa- da no centro da cidade e encanta por ser uma igreja tão antiga; cada imagem e cada detalhe do prédio traz consigo uma história…