Comunidade Santa Catarina de Alexandria | Paroquia Nossa Senhora do Monte Serrate

Comunidade Santa Catarina de Alexandria

Rua dos Alpes, 24 – Colinas de Cotia – S.P

A Comunidade Santa Catarina de Alexandria foi fundada no ano de 1999, pelo pároco Padre Luiz Sochiarelli, sendo a primeira missa celebrada na casa da senhora Remilda uma vez por mês, neste mesmo ano ja fazíamos terço nas casas. No ano de 1999 foi inicialmente trablahda e inserida na vida da comunidade a devoção à Santa Catarina de Alexandria, trazida pelo seminarista Anderson.
A catequese foi inserida na comunidade também no mesmo ano, pelas catequistas Nice da Comunidade Nossa Senhora do Monte Serrate e a Sueli da Comunidade Nossa Senhora de Fátima do Jardim Coimbra.

No ano de 2000 a catequista Simone assumiu a catequese com a ajuda do catequista Ronaldo da Comunidade do Jardim Coimbra na escola Idefonso Emiliano de Brito.

Em 2003 a sede da comunidade mudou-se para a casa da senhora Gracilda, passando a ter três celebrações e uma missa por mês. Neste ano foi realizado o tríduo em louvor a Santa Catarina de Alexandria e procissão pela Rua dos Andes.

Em 2004 tmbém teve o Tríduo em Louvor a Santa Catarina, missão solene e procissão na Rua dos Andes.
Em 2004 foi realizado a primeira festa com bingo, pastel e refrigerante. No ano de 2005 a comunidade passou-se a reuni-se na escola do bairro, onde permaneceu as três celebrações e uma missa por mês, e em novembro de 2005 teve o Tríduo e Missa solene.

Em 2006, com o novo pároco Padre Odair José Rodrigues, alugou-se um salão no bairro, onde ficamos ate novembro de 2012, neste local oravamos, rezávamos o terço além da catequese que passou a ser feita na sede da comunidade. Também no ano de 2006 foi introduzido a devoção por Santo Expedito, onde a comunidade ficou ainda mais fortalecida na fé.
No ano de 2009 foi realizado a compra do terreno, onde hoje se encontra a nossa igreja situada na Rua dos Alpes 06, que por meio de multirão e ajuda da Matriz foi levantada a estrutura.

Em 2010, alguns trabalhos foram iniciados e outros retomados: Visitas e terços nas casas daqueles que não participam ativamente da comunidade, atos de piedade como via sacra nas casas, hora da familia e oficio de Nossa Senhora. Neste ano a comunidade possuia três pastorais e um movimento sendo elas, catequese, liturgia, dizimo e mãe peregrina.

Em 2011 para a melhor participação dos fieis, alterou-se o horário das celebrações para as 19:00hs, o que resultou em um aumento significativo. No mês de Julho realizou-se um trabalho de missão evangelizadora no bairro, onde se identificou muitos cátolicos que não praticam a fé recebida no batismo, e também à presença de muitos protestantes residentes no bairro. Em agosto do memso ano, tive a visita de Dom Ercílio Turco bispo diocesano. Neste ano também iniciamos a construção da igreja. A nossa comunidade tem característica de ter a participação de muitas crianças no horário de missa, decorrente do trabalho feito na catequese junto aos pais.

No dia 25 de novembro de 2012 dia de Santa Catarina, mesmo sem estar totalmente terminada, mas em condições de receber a assembleia, foi inaugurada a igreja, fruto do trabalho de diversos voluntários e do apoio incondicional do Padre Odair, o qual sem a sua ajuda, seria muito difícil chegar onde chegamos.
Finalizando ainda há muitas coisas a serem feitas, porém com o empenho da comunidade e o apoio do novo pároco Padre Mauro, juntos chegaremos lá.

Coordenadoras da Comunidade

Simone e Lindalva